Carbon farming é “matar dois coelhos com uma cajadada só”. Esta expressão “agricultura de carbono” é conhecido como solução de sequestração do carbono na agricultura, uma vista para reduzir o dioxide de carbono o segundo gaz de estufa responsável do aquecimento global (o primeira gaz de estufa é o vapor de água).
Tudo bem mais tem uma outra dimensão, essencial o que é de aumentar a taxa de carbono no solo.
Porque criar um solo rico em carbono ? Para responder a essa pergunta precisa de entender o que significa a proporção entre Carbono e Nitrogênio. Vamos lá.
O carbono, os compostos a base de argila e moléculas complexas de carbono são as cadeias complexas que ligam juntos os nutrientes no solo, criam uma estrutura estável para a vida se manter, criam uma porosidade favorável a respiração, resistem a erosão, a compactação e a lixiviação. A falta de carbono no solo é a razão da erosão das terras agrícolas no mundo com 40% das terras cultivadas que são degradadas com rendimentos mais e mais baixos ao longo do tempo.
As inundações de 2024 no sul do brasil são em parte devidas a impermeabilização das terras agrícolas compactadas pelo sistema agroindustrial monocultural. As secas recentes na monocultura do soja são também o resultado da dificuldade do solo absorber a água das chuvas por falta de estrutura, água que corre direitamente nos rios e no mar.
O padrão de medição para o manejo duma agricultura rica em carbono é a relação C/N. Quantidade de Carbone comparativamente ao Nitrogênio. Uma adubação desproporcionada em nitrogênio tem vários efeitos;
- Aumento da teor do solo em bactérias. As bactérias degradam os complexos argiloso-húmico. Acontece o que se chama mineralização, As bactérias extraem os minerais e destroem a estrutura carbonácea do solo. A respiração mais intensa das bactérias produz dioxide de carbono de volta no ar e reduz a quantidade de carbono no solo
- Polução pelos compostos a base de nitrogênio, essencialmente nitrato. Isso acontece também porque os fertilizantes químicos são mais difficile de digerir pelas plantas em oposição aos aminoácidos derivados dos microrganismos do solo.
- Cria uma comida nitrogenada abondante para as plantas cujo tecidos se engordam de maneira artificial e perdem a capacidade de se defender contra as pragas, forçando os agricultores a aumentar os produtos fitossanitários.
As técnicas que permitem de aumentar a proporção de carbono no solo (C/N de 30 em media) são:
os Sistemas agroflorestais e os sistemas de solo vivo com cobertura permanente e sem arar, técnicas agora em desenvolvimento nos pais precursores que permitem melhor rendimentos por economia dos insumos, seja pesticidas, água ou fertilizantes. A produção de Biocarvão é uma outra maneira de sequestrar um carbono estável no solo.
Para compreender e manejar um sistema de Carbon Farming é necessário entender o que é a fertilidade natural dos solos a partir da biologia e microbiologia.