Como o sistema agroflorestal reduz a lixiviação
Quatros fatores são identificados na redução da lixiviação no sistema agroflorestal
- A serrapilheira ou cobertura morta (mulch em inglês) que faz parte do design dos canteiros nós sistemas agroflorestais na mímica da natureza absorba uma grande quantidade de água e atua como amortecedor para temperar os volumes importantes de água
- A presencia de vegetação com raízes largas e profundas (árvores) cria galerias largas que evacua grande parte de água e evita de sobrecarregar as porosidades menores onde ficam os nutrientes. Precisa saber que existem ciclos de morte e criação de nova raízes frequentamente no sistema radicular das plantas. No caso das árvores a morte das raízes largas cria galerias largas.
- A grande quantidade de matéria orgânica no solo produzida pelo sistema agroflorestal aumenta a CTC (Capacidade de Troca de Cátions), poder de armazenamento dos minerais , unidade de medida da fertilidade
- As raízes profundas das árvores tens acesso aos nutrientes que se infiltram pela lixiviação e reciclam eles voltando nas folhas e de volta na parte superficial do solo.
Esses quatros factores são, junto com a presença necessária de micélio, a razão de considerar o sistema agroflorestal como o único sistema sustentável em maior parte da zona tropical.
A biomimica da natureza pelo sistema agroflorestal permite de obter um eco-sistema abundante. Alem disso a disponibilidade de grande parte de madeira permite de demultiplicar a capacidade de armazenamento da água e dos nutrientes no solo através da produção de Biochar, produzindo a terra preta do índio uma das terras mais férteis do mundo.