O Canteiro Agroflorestal

O canteiro agroflorestal é uma policultura que mistura plantas anuais e plantas perenes. Ele é particularmente bem adaptado no cultivo nos trópicos onde tem luz forte, chuvas fortes, falta de minerais e ecossistemas complexos. Nessa serie de vídeos vamos ver qual são os fatores predominantes na construção e no manejo dos canteiros agroflorestais.

Existem varias design de cultivo agroflorestal . Aqui vou apresentar os dois tipos os mais encontrados antes de aprofundar o tipo canteiro agroflorestal;

  • Cultivos de hortaliças ou cereais entre duas linhas de arvores
  • O Canteiro agroflorestal, que mistura perenes e anuais no mesmo lugar

O cultivo entre linhas de arvores se adaptada bem no clima temperado e permite, se precisa, um design com passagem de maquinas . Esse tipo de cultivo permite a transição agroecológica á partir de sistemas industrias com utilização de maquinas . Nesse caso as linhas de arvores são separadas por distancias suficientes para deixar as maquinas passar. As maquinas utilizadas são as maquinas clássicas do sistema industrial sem lavoura. Pode ter ferramentas adicionais como poda dos galhos, triturador, cortadores das raízes jovens laterais (operação feita quando as arvores são jovens) para reduzir a competição com os cultivos e estimular a produção de raízes mais profundas.

Permite também um tipo de cultivo semi-manual com ferramentas menor e personalizados.

A recuperação da pode e trituração permite de compensar a falta de produção de biomassa nos cultivos entre as linhas depois da colheita.
É um sistema bem adaptado na produção de frutífera, forragem, madeira da lei.

O Canteiro agroflorestal; policultura em canteiro, se adaptada bem no clima tropical. É uma mistura de perenes e anuais numa policultura intensiva. O manejo é manual com poda frequente para adubar o canteiro de biomassa verde. O canteiro agroflorestal é adaptado na transição do cultivo de hortaliça e de pequena fazenda e sítios famílias para a agroecologia.

Canteiro Agroflorestal – Policultura com anuais e perenes

Os fatores predominantes do cultivo de canteiro agroflorestal são;

  • Econômicos; permite de substituir uma grande parte da adubação orgânica nitrogenada (estrume de animais) com o adubo verde composto de fibras de lignina jovem degradas rapidamente pelos fungos e a celulose, carboidratos macias degradas pelas bactérias. O material verde contem muitos nutrientes como nitrogênio, fosforo e potássio encima do carbono. O canteiro agroflorestal permite também a economia de sombrite e a estrutura associada .

Adubação verde e fertilização subterrânea
  • Biodiversidade e saúde das plantas. Os fungos (junto com os actinomicetes) vão iniciar a primeira fase de degradação , produzir compostos biológicos uteis para as plantas e nutrientes para outros organismos na rede alimentar do solo. O micélio vai ajudar a sequestração do carbono, a troca de nutrientes entre plantas, o acesso a micronutrientes difícil da acessar pelas raízes; água, nitrogênio, fosforo, etc. De uma maneira geral os fungos melhoram a estrutura do solo, as baterias participam na fertilização das hortaliças.
Canteiro Agroflorestal – Matriz de desenvolvimento
  • Ocupação optimizada da parte aérea para
    • Proteger as plantas fracas da luz forte e das chuvas fortes
    • Armazenar umidade no canteiro
    • Criar barreiras contra incestos pragas e habitat para predadores desses incestos
    • Refrescar o canteiro com a evapotranspiração das perenes
  • Flexibilidade no manejo da cobertura do canteiro com poda e localização das plantas

  • Ocupação optimizada da parte subterrânea do canteiro
    • elevação da umidade do solo, pelas plantas maiores, acessível pelas plantas menores
    • Criação duma serapilheira protetora e rica que armazena a umidade
    • reciclagem dos nutrientes, pelas perenes , fugindo das camadas superficiais por causa da lixiviação
    • resiliência da rede dos micélios por causa da estabilidade das plantas perenes e da biodiversidade

Fisiologia de uma arvore
  • Resiliência, autonomia e sustentabilidade. O problema do cultivo de hortaliça e a falta de produção de biomassa (carboidratos) que são quase inexistentes depois da colheita. O carbono não volta no solo para enriquecer a vida do solo, permitir a fertilização e manter a descompactação do solo. No caso do canteiro agroflorestal a produção de biomassa é feita in situ sem necessidade de insumos carbonados exteriores. A fertilização das hortaliças é feita com compostagem adicionado no canteiro de maneira mais limitada para favorizar com o nitrogênio o desenvolvimento das bactérias uteis no cultivo delas.

Em caso de produção intensiva para comercialização a hibridação entre os dos tipos agroflorestal (linhas de arvores e canteiros agroflorestal) permite de diversificar a produção com frutas ( linhas de frutíferas por exemplo) e adubação dos canteiros com a biomassa triturada das linhas de arvores. .

Em termo de processo evolutivo o canteiro agroflorestal pode se tornar uma linha de arvores quando as perenes são adultas e o cultivador tem o objetivo de aumentar a produção de biomassa e criar canteiros adicionais ao lado dos canteiros existente.

Como o sistema agroflorestal reduz a lixiviação

Quatro fatores são identificados na redução da lixiviação no sistema agroflorestal

  • A serrapilheira ou cobertura morta (mulch em inglês) que faz parte do design dos canteiros nós sistemas agroflorestais na mímica da natureza absorba uma grande quantidade de água e atua como amortecedor para temperar os volumes importantes de água
  • A presencia de vegetação com raízes largas e profundas (árvores) cria galerias largas que evacua grande parte de água e evita de sobrecarregar as porosidades menores onde ficam os nutrientes. Precisa saber que existem ciclos de morte e criação de nova raízes frequentemente no sistema radicular das plantas. No caso das árvores a morte das raízes largas cria galerias largas.
  • A grande quantidade de matéria orgânica no solo produzida pelo sistema agroflorestal aumenta a CTC (Capacidade de Troca de Cátions), poder de armazenamento dos minerais , unidade de medida da fertilidade
  • As raízes profundas das árvores tens acesso aos nutrientes que se infiltram pela lixiviação e reciclam eles voltando nas folhas e de volta na parte superficial do solo.

Esses quatro factores são, junto com a presença necessária de micélio, a razão de considerar o sistema agroflorestal como o único sistema sustentável em maior parte da zona tropical.

A biomimética da natureza pelo sistema agroflorestal permite de obter um ecossistema abundante. Além disso a disponibilidade de grande parte de madeira permite de desmultiplicar a capacidade de armazenamento da água e dos nutrientes no solo através da produção de Biocarvão, produzindo a terra preta do índio uma das terras mais férteis do mundo.

O canteiro Agro-Pecuário-Florestal

Aqui esta uma alternativa que íntegra galinhas no manejo dos canteiros para reduzir o labor achando uma sinergia entre agroflorestal e criação de galinha;

Um sistema para otimizar o ratio entre área de cultivo e área de logística e para otimizar a integração de canteiros dentro do sistema agroflorestal
Exemplo da distribuição de plantas no canteiro em ferradura no sistema agroflorestal

Leave a comment