8 fontes de nutrientes gratuitos produzidos no sítio.

Numa perspectiva de regeneração da terra e na ambição de cultivar plantas que precisam de um pouco de fertilidade é importante de identificar fontes de nutrientes. Esta lista pode ser utilizada para criar lugares dedicados na produção de fertilidade. Aqui são mais de dez exemplos que podem se encontrar em um sítio ou receitas para produzir adubo natural ou material para melhorar a terra sem comprar nada.

Sedimentos orgânicos

No processo de reflorestamento se você tem um relevo é recomendado criar vala de infiltração. Aqui, nas valas, vão se acumular agua, areia da erosão, folhas, sedimentos (poeiras de matéria orgânica). As minhocas vão misturar o fundo da vala com a argila subterrânea e criar uma mistura fértil com microrganismos, matéria orgânica e uma podologia bem equilibrada (areia, lama e argila)

Serapilheira

A serapilheira de folha é a maneira a mais natural de regenerar o solo. Uma cobertura morta tem vários objetivos;

  • Proteger o solo da queimada do sol. Os uv e o calor matam os microrganismos que são a fonte de nutrientes para as plantas e permitem um solo leve onde se armazena a água da chuva.
  • Proteger o solo do impacto da chuva que produz uma compactação na camada superficial e previne a infiltração da agua.
  • Fazer uma proteção que reduz a evaporação e guarda umidade para o desenvolvimento dos microrganismos. A serapilheira atua como uma esponja e é capaz de armazenar uma grande quantidade agua.
  • A matéria orgânica é uma fonte de nutrientes para a vida do solo. Os mesmos nutrientes que se diluem no solo e que as raízes das árvores vão extrair nas camadas profundas e que voltam nas folhas e nos ramos das árvores. São nutrientes essenciais como fósforo e potássio. Folhas que vão cair e enriquecer a camada superficial onde tem as plantas pequenas que não pode extrair essa fonte de nutrientes. No começo tem o que se chama uma fome de nitrogênio porque falta de equilíbrio entre carbono e nitrogênio (a proporção C/N se balança para muito carbono). Depois de um tempo , de 6 a 9 meses, as bactérias fixadores de nitrogênio e vários organismos que utilizam enzimas que fazem fixação do nitrogênio vão equilibrar essa proporção. Entre tempo a serapilheira é colonizada pelos fungos micorrizas que utilizam esse recursos para modificar e melhorar a estrutura do solo e distribuir os nutrientes entre as plantas. Fontes de serapilheira são as folhas dos caminhos que você junta com rastelo para fazer limpeza, são a limpeza que os vizinhos faz no terreno deles, pode ser papelão, tábuas de madeira não tratada quebradas ou degradadas, etc.

Manjedoura das galinhas.

Ela contém lixo orgânico e sucos (carboidratos / açucares)   das frutas e legumes. Muito rico em açúcares e bactérias esse lixo é um bom aditivo para qualquer composto, misturado com folhas.

Esterco de galinhas

Esse tipo de esterco precisa ser curtido se utilizado com a maioridade das plantas . Pode ser colocado diretamente ao pé das plantas tipo bananeiras ou árvores já estabelecidos.

Minhocário

O composto de minhoca contém os microrganismos ideias para o crescimento das plantas.

Humanure.

O humanure é uma expressão inglesa , contração de humano e manure (excrementos), obtido a partir da mistura de fezes, urina e pó de serragem no banheiro seco. Os banheiros secos que misturam as fezes com a urina produz o melhor adubo (divertir a urina pode reduzir o cheiro mas não é tão eficiente na produção de adubo).

Compostagem frio

Uma pilha de folha vai produzir com o tempo um húmus através de uma degradação lenta. A falta de nitrogênio e oxigeno vai manter a combustão bacteriológica com uma temperatura relativamente baixa. Se chama compostagem frio e tem uma predominância de fungo, mais adaptado para o crescimento de plantas perenes.

Rapidamente a “fome de nitrogênio” (desequilibro na proporção entre Nitrogênio e Carbono) vai se equilibrar com as bactérias fixadores de nitrogênio. Novos estudos mostram que a produção de nitrogênio pelas bactérias fixadores e mais importante que presumida anteriormente.

Produção de terra preta do índio.

Meu conselho é de fazer um fogão ou forno a lenha (de barro numa vontade de sustentabilidade) se você tem uma fonte de madeira (pode ser qualquer tipo de madeira que cresce rapidamente ou bambu gigante que produz muita biomassa). Se utiliza barro custa pouco para construir um fogão

Ver como construir fogão foguete

Depois da combustão utilizada para cozinhar fecha o fogão para abafar o fogo e criar uma combustão lenta com pouco oxigeno que produz o bom tipo de carvão para fazer biochar. O carvão pode ser enriquecido com pó de café e/ou água que servi a cozinhar aipim, arroz, camarão, etc. Pode enriquecer também o carvão com urina ou qualquer matéria rica em nitrogênio, carboidratos e minerais. O resultado se chama biochar, o elemento principal da terra preta do índio.

Mais sobre a terra preta do índio

Adubo líquido rico em nitrogênio.

Um chorume pode ser obtido com plantas ricas em proteínas (Margaridão , urtiga, Ora Pro Nobis, confrei no sul do Brasil ) ou vegetais ricos em óleos ou açúcares (mamona, fibra de Cana de açúcar depois do processo de extração do suco).

Melhor escolhe plantas perenes que podem se estabelecer em lugares com solo que não são muito fértil. Às plantas perenes extraem uma grande quantidade de nutrientes diferentes geralmente nas camadas mais profundas do solo. Depois de ser podadas elas vão crescer de novo evitando o trabalho de replantar.

A confecção de chorume só precisa colocar o vegetal escondido dentro de um balde fechado com agua. Os nutrientes vão se dissolver e as bactérias anaeróbicas ajudar nessa degradação. Idealmente esse chorume deveria ser oxigenada no final antes de distribuir nos canteiros afim de trocar bactérias anaeróbicas para bactérias aeróbicas.

Compostagem de acumuladores

Vários tipos de vegetais acumuladores de nitrogênio podem ser utilizados; ramos e folhas de ora pro nobis, margaridão, leguminosas como guandu, feijão, ínga. No caso de feijão é necessário de podar antes da produção de sementes para guardar os nutrientes na planta e evitar que o nitrogênio se acumula nas sementes.

Ninho de cupim

Os cupins podem servir como comida para as galinhas, eles utilizam com enzimas que fixam o nitrogênio do ar e pegam os carboidratos e as mineiras da madeira. Eles são muito apreciado das galinhas.  A cabeça (ninho dos cupins) contem muito minerais que pode ser utilizados na fertilização dos canteiros.

Entulho

A poeira de entulho degradado contem muito cálcio e outras minerais que vão enriquecer o solo tropical naturalmente pobre em minerais.

Leave a comment