Fonte de verdura para gado, coelhos, coelhos da índia, …

No contexto da Permacultura
Reflorestamento e sucessão florestal
O Anapie é um capim resistente que produze muito biomassa. Pode ser utilizado em áreas de reflorestamento com arvores pioneiras.
Existe 2 estrategias
- Reflorestamento sem manutenção. Nesse caso o capim elefante cria um mato caótico na capoeira que permite o estabelecimento de muito animais que vão participar no processamento de regeneração do ecossistema. A domesticação da floresta obtida depois de alguns anos vai precisar de um trabalho de esclarecimento.
- Reflorestamento controlado. Nesse caso o capim tem que ser controlado tirando os caules que caem nos passeios e reincluir os galhos nos pé do capim. Esse processo densifica a biomassa na base da área onde fica o capim. (ver foto embaixo)

Integração no jardim
Utilizado para cerca viva.
Quando adulto, o caule cai e da raízes na extremidade em contato com a terra. E uma maneira natural de se propagar. Esse comportamento gera trabalho de manutenção.
Em zonas 1 e 2 é conselhado de criar cana de açúcar em vez do capim elefante. A cana precisa mais fertilidade mais é mas fácil de controlar e produze alimentação humana.
Produção de valor
O capim elefante pode ser utilizado como nutriente para quase todos animais vegetarianos na condição de triturar ele.
Em caso de utilização intensiva como nutriente a melhor maneira de manejar o Anapie é de cortar ele na sua base quando ele é ainda verde. Uma vez que começa a fazer caules marão e resistente não é mas útil como nutriente. A propagação se faz com estaquias de caules adultos.
Nessa foto pode se ver caules verde, ideal como nutrientes. A utilização intensiva da biomassa jovem como nutrientes para animais precisa em retorno de adubar a base com o esterco dos animais (fechar o ciclo do nitrogênio)
