Leguminosa (ajuda a fixação do nitrogênio) com bom poder de germinação. A árvore possui bastões de feijão grande que podem ter 1m de comprimento razão é também chamada “Ingá de um metro”.
Sementes podem começar a germinar na vagem na arvore.

No contexto da Permacultura
Reflorestamento e sucessão florestal
Geralmente utilizada com arvore de proteção do Cacau ou do Café na produção comercial. Precisa de sombra e umidade quando jovem. Uma vez estabelecido é resistente. Pode ser podado generosamente para produzir cobertura morta para proteção do solo e fertilização.
Integração no jardim
A inga pode ser integrada em zonas 1, 2,3,4 para reflorestar ou como suporte do ecossistema.
Produção de valor
Feijões tens uma polegada coberta de polpa que alguns associam ao sabor da baunilha branca, razão a arvore é chamada também “Vanilla bean tree” em inglês. Entanto a quantidade de polpa e pouca e não justifica a produção de renda.
O valor da Inga é essencialmente seu grande poder de apoio para o ecossistema agroflorestal;
- Fertilização com nitrogênio
- Manejo fácil do sombreamento. Como leguminosa suporte muito bem a poda. De tamanho pequeno a arvore tem galhos fácil de acesso. A madeira dos galhos finos é relativamente macia.
- Fertilização através da produção de serapilheira
- Forma de guarda-sol que facilita a passagem e tem um bom ratio entre a cobertura aerial (extensiva) e a rizosfera (menor); área de proteção contra o sol maior, competição das raízes menor