Bambu gigante

Vulnerável a pragas. Em caso de bioconstrução (pau a pique) assegurar que a madeira está totalmente revestida de terra.

Existem sistemas semi- industrial de tratamento contra insetos.

No contexto da Permacultura

Reflorestamento e sucessão florestal

O bambu é uma grama.

As especies tropical são geralmente cespitosas (crescem em buquê). Se a Asia é o continente com a área maior de bambu, América Latina é o continente com a mais diversidade, incluindo um bambu trepadeira que não existe na asia.

O bambu gigante é o maior produtor de biomassa por unidade de tempo na flora. Na área circunscrevendo o bambu pode se encontrar muito marcas de minhocas, prova duma estimulação orgânica do solo e uma regeneração acelerada.

Uma vez estabelecido o bambu pode funcionar sozinho para se desenvolver e melhorar o solo com uma produção impressionante de mulch.

bambu gigante

Integração no jardim

Cada caule pega sua forca do rede de rizoma conectando todos as caules. Se tem uma parte da rizoma conectada a uma fonte de água (rio, lago, …) cada caule do bambu pode se desenvolver utilizando esse recurso.

Na América Latina as folhas de bambu são utilizada como forrageira para gado. Entanto as folhas são duras e tens fibras que podem machucar o estomago do gado (O panda tem essa capacidade de digerir as folhas de bambu e as “super” bactérias e enzimas do seu sistema digestivo estão sendo analisado para achar solução de degradação do plástico para reciclagem).

Na asia tem uma especie que tem a particularidade de ser comestível sem impacto na digestão. Encontrei pessoas utilizando essa especie lá mais não consegui identificar o nome cientifico dessa especie.

O bambu Dendrocalamus Strictus tem espinhos fortes que permitem de segurar o controle de gados.

Se você ler o livro de Bill Mollison você pode achar exemplos de assentamento de casa em localização de furacão onde bambu é a melhor solução para proteger a casa dos ventos.

Então o bambu pode ser localizado perto da casa para proteger dos ventos, nesse caso vai precisa rastelar as folhas regularmente para esclarecer o chão e manejar o mulch. Ou localizar ele como quebra ventos em locais mais altos para beneficiar do mulch com a gravidade. Ou como cerca viva para manter gados em grande terrenos.

O bambu vai entra em competição com as arvores para pegar a luz.

Produção de valor

O bambu pode ser utilizado como cerca viva, quebra ventos, para bioconstrução, estrutura temporária e produção de alimentos.

Os chineses andam pê nu onde tem bambu para identificar brotas novos que saem do solo na primavera. As brotas são muito amargas mais uma vez cozidas são equivalente a palmitos.

Os chineses também marcam cada ano os galhos novos com uma cor diferente para identificar a idade da madeira. Somente os galhos que tens mais que 3 anos tens uma resistência suficiente para construção.

 

Leave a comment