As PANCs são plantas adaptadas ao ambiente das diversas regiões do brasil. Podem ser endêmicas e aparecem de maneira espontâneas ou ser cultivadas , nesse caso o cultivo delas precisa pouco esforço considerando a capacidade delas de prosperar no ecossistema brasileiro.
O cultivo das PANCs participe ao movimento de descolonização. De fato grande parte da culinária brasileira se apoia sobre legumes e grãos originaria da Europa e climas temperado ou receitas internacionais que não integram os conhecimentos ancestrais utilizando vegetais tropicais.
Essa dependência cultural cria uma sob-utilização dos recursos alimentares locais, um manejo agrícola difícil precisando muitos insumos e labor e desflorestamento por falta de visão estratégica sobre a riqueza alimentar das florestas brasileiras.
As ventagens das PANCs são :
Nutrição: As PANCs são plantas capaz de aproveitar de maneira eficiente os nutrientes do ecossistema brasileiro, seja, quando geralmente perenes, com grande poder de acesso aos minerais e compostos complexos do solo, seja, adaptadas ao ambiente biodiverso e saudável, rico em nutrientes diversificados, uma capacidade a acumular uma diversidade nutricional completa para o ser humano. Podemos considerar as PANCs como superalimentos comparativamente a alimentação agroindustrial. Uma estrategia alimentar é guardar PANCs no seu jardim para complementar as compras do supermercado pobres em nutrientes.
Regeneração do ambiente: O cultivo das PANCs participa na criação de um ambiente participando a regeneração do solo e da vegetação associada. Sua adaptação permite participar ao equilibro do ecossistema seja na flora ou na fauna.
Labor: O cultivo das PANCs não precisa de preparação quando o ecossistema é já endêmico (bioma nativo). A ideia é integrar as plantas dependente da necessidade em luminosidade e densidade de vegetação associada. O ambiente florestal é fresco, úmido, assombrado. Nesse ambiente muitas das PANCs não precisam de manejo.
A noção de PANCs inclui também a questão do processo. Por exemplo utilizar a pele das banana , a flor da bananeira, a banana da terra verde como biomassa, a fruta pão, a carne da jaca dura, utilizar a mandioca com fermentação para criar uma massa de pizza, o broto de bambu, etc. Partes ou alguns frutas das plantas são utilizada de maneira não convencional na culinária. Os produtos da natureza tropical são geralmente resistentes e precisa de um processo de cozinha elaborado para obter um alimento macia e saboroso. Do outro lado plantas como Ora Pro Nóbis são macias e podem ser consumidos verdes sem transformação prealável.
Exemplos de PANCs;
Taioba
Destaca-se seu uso no interior de Minas Gerais e Rio de Janeiro como base de pratos da culinária local. Pode-se utilizar os rizomas, folhas refogadas, pois cruas apresentam o efeito tóxico do ácido oxálico (oxalato de cálcio) podendo atingir até 1,5-2,0 m de altura. Entretanto, com o corte das folhas para alimentação, fica em torno de 0,8-1,0 m de altura.

A taioba precisa duma terra orgânica de floresta com umidade e assombramento.
A Taioba tem ventagens múltiplos;
- Coleta rápida, fácil de cozinhar
- Pode ser cultivadas na semipenumbra (grande ventagem numa floresta de alimentos)
- Pode ser propagada facilmente de forma vegetativa
- E uma perenal o que significa que reduz o trabalho de propagação e uma vez estabelecida ela entra em simbiose ótima com o ambiente (colaboração positiva com outras perenais)
Folhas de Taioba devem ser refogadas, conténs carboidratos e proteínas. A rigidez do caule é devido a pele extremamente linhosa. A pele deve ser removido. O interior é macia.
Identificação da taioba. Comer uma folha de uma planta brava da mesma família pode ser perigoso. A Taioba se identifica pela borda da folha bem marcada e o fato que a folha se abre ate o caule.
A Ora-pro-nóbis é a reina na categoria das verduras das PANCs.
As PANCs são plantas adaptadas ao ecosistema local. Significa também que são mais resistente as pragas locais . Quando tentamos de cultivar plantas não adaptadas ao calor , as chuvas, as secas, plantas fracas originarias da colonização culinária da europa nos confrontamos a necessidade de protégée elas das pragas poderosas do ambiente tropical. É importante compreender que o ecosistema local se equilibra. A outra maneira de reduzir o labor e aumentar a fertilidade é aumentar a biodiversidade natural. Mais biodiversidade natural tem mais equilíbrio tem junto com o controle das pragas.
Como manejar as pragas no sistema Permacultural: