Espécie bem adaptada ao litoral da Bahia e se acha também no litoral africano do outro lado da Atlântica. A Mangaba dá frutas muito saborosas. A fruta não pode ser conservada muito tempo razão as frutas se vendem só localmente.

Tem propriedades antioxidante, antialérgica, anti-inflamatória, antitumoral, antibacteriana, efeitos gastro-protetivos e hepato-protetivos.
Informação comum sobre a Mangabeira (Wikipedia)
No contexto da Permacultura

Foto : Mangaba excepcionalmente larga
A Mangabeira tem sua raiz central muito profunda que lhe permite resistir longos períodos de seca.
E uma fruteira com particularidades interessantes;
- A frutificação acontece varias vezes durante o ano, um fator critica no objetivo de distribuir a produção de alimentos ao longo do ano. A produção é maior no verão.
- é uma arvore pequena que gosta do sol pleno
- Pode se adaptar a solos pobres mais precisa de cobertura orgânica no seu pé para sua boa saúde. Geralmente as folhas da Mangabeira são suficiente para manter a adubação. A serapilheira de folhas de Mangabeira permite também de amortecer a queda da fruta que é fraca. A fruta se pega no chão, não se tira da arvore.
- A fruta tem propriedades farmacêuticas beneficias muito fortes. As vezes se encontram fruta cuja pele foi derrubada completamente pelas formigas.
- Na produção de geleia precisa provar um pedacinho de cada fruta porque o gosto pode variar de excelente ate ruim. O látex da fruta é difícil de tirar da peneira que serve para tirar as sementes e da panela também. Razão porque é melhor processar grande quantidade em uma vez.
- Pode fazer cozinha (para pessoas que gostam a mistura salgado/doce), sucos e geleias com a fruta.

Flor de Mangabeira, cheiro muito bom