Trepadeira, feijão não comestível. (Leguminosa anual ou plurianual). Utilizada como pioneira para fertilizar solos desertificados e proteger do sol plantas produtivas. Controla o desenvolvimento de ervas daninhas. Espécie muito rústica ótima para adubação verde e fixação de nitrogênio.
Escolhida por causa do seu poder de crescimento em situação difícil o que significa um manejo particular para evitar competição com plantas anuais. pode ser plantada depois do planto das anuais ou antes.
Em qualquer situação precisa de controlar a frutificação;
- a produção de semente significa empobrecimento do solo em nitrogênio e utilização das sementes para propagação ulterior em outros lugares,
- parar a frutificação significa fertilizar o solo e deixar o nitrogênio no chão.
Observação Anovafloresta no objetivo de regeneração do solo
Nunca vi uma planta tao resiliente em relação com pragas tropicais.
A planta fertiliza o solo (fixação do nitrogênio) e também cria uma camada verde no chão que protege as hortaliças jovens do impacto do sol. No processamento de criação de hortaliças precisa identificar a etapa quando precisa impedir o crescimento do feijão (remover flores ou vagens ou podar a planta) para controlar a competição entre o feijoa e as hortaliças e também produzir cobertura de folhas mortes. Para evitar de pular o nitrogênio da rizosfera precisa de eliminar as flores ou cortar o feijão durante a floração e deixar as folhas no chão. Isso depende dos processos utilizados no local escolhido. Tirar a flor se faz no caso de manejo unitário (tipo zona 1 , com muita domesticação manual), cortar o feijão se faz numa perspetiva de produção intensiva (Zona 2 e 3 quando tem uma área maior.)
A vagem e muito resistente. Ela se abre generalmente quando seca no sol e deixa as sementes cair no chão.
As sementes podem começar a brotar mesmo se a vagem não se abre, em caso de grande umidade, no contato da serapilheira. Aqui é uma foto duma semente brotando dentro da vagem;
