Aproveitando água da chuva

Captação da água

Aqui utilizamos um setor de água para encher uma vala de infiltração e com o excedente um lago artificial;

Um outro tipo de captação é a recuperação da água que cai dos tetos. Se você tem um teto feito de um material inerte (por exemplo cerâmica) a água captada pode ser utilizada para beber. Nesse caso precisa de condicionar a água dentro de um tanque fechado protegido da fauna e da flora. Se o material do teto é feito de cimento a acidez da chuva vai reagir com o cálcio do cimento e o PH vai se neutralizar o que sera ainda melhor para a saúde. Só vai precisar esperar uma estabilização química do cemento antes de captar a água (alguns semanas). Tem que ser cuidado se você utiliza um material alternativa como reciclagem em base de alumínio (reciclagem de caixas de bebidas) o de resina, polímeres, sob-produtos do petrol, etc… Nesse caso a água não pode ser consumida, só utilizada para outras finalidades.

Aqui embaixo é um exemplo de água que vem de um teto recoberto com folhas de coqueiro para proteger a habitação do sol. Essa água contém muita matéria orgânica e não pode ser bebida assim. No futuro podemos imaginar um sistema de extração da matéria orgânica utilizando filtro biológicos. Mas agora essa água é utilizada só para as plantas, a construção e a limpeza de tudo que não é em relação com a comida e bebida.

Como manejar a água nos tanques

caixa-dagua-com-plantas-aquaticas

Porque colocar plantas aquáticas nas caixas de recuperação da água da chuva ?

  • E uma maneira de aproveitar a luz do sol e sequestrar carbono criando biomassa verde que pode ser utilizada para compostagem o serapilheira (cobertura morta). As plantas aquáticas ten recordo de velocidade na produção de biomassa.
  • O efeito colateral de captação da luz (e sua transformação em energia química ; carboidratos, constituintes das plantas) permite de manter a água fresca. A temperatura baixa reduz a proliferação das bactérias anaeróbicas e permitir de manter um ambiante aquática mais saudável. A temperatura baixa reduz também o volume de evaporação.
  • A camada de plantas permite de reduzir a evaporação e forma uma plataforma para abelhas beber sem afogar

abelha-bebendo

  • Plantas criam um pequeno ecossistema e atraem animais como rã, libélulas (predador do mosquito), etc  que participam na aumentação da biodiversidade local
  • As plantas processam a matéria orgânica para manter a água limpa com pouco algas
  • Não tem aparição de larva de mosquitos mesmo que não tem peixes. Isso pode ser o resultado do equilibro ecossistêmica, com predadores das larvas, a temperatura baixa da água, a dificuldade para as larvas de obter oxigeno na superfície, e especificamente a falta de alga que é a comida principal das larvas do mosquito.

A estética é também importante;

planta-aquatica-com-flor

Dicas;

  • A mangueira na primeira foto faz distribuição de água através de um ponte de água (o vazio tem que ser feito na mangueira de maneira a permitir a sucção de água entre os dos tanques). Os níveis se equilibram quando a água cheia no primeiro tanque .
  • Pequenos peixes menor que carpes são mais adaptados para sobreviver nesse ambiente considerando o tamanho dos tanques e o fluxo de nutrientes
  • Tem dois tipos de plantas aquáticas, as que tem folhas na superfície; elas não produzem oxigeno dentro da água, as que tem folhas dentro da água; e que oxigenam a água.
  • Tabuas de madeira permitem aos animais de sair do tanque quando eles caem na água.
  • Essa cobertura vegetal pode ser considerada uma “tampa biológica” com uma função  adicional de extração e limpeza biológica.

Leave a comment