A rotina dos voluntários e estudantes

A vida em A Nova Floresta

a-vida-em-anovaflorestaEm A Nova Floresta é valorizado o respeito pela natureza e comunidade

Deve-se possuir uma atitude positiva, gentileza, altruísmo, espírito de comunidade, mente aberta e respeito; Possuir a consciência de trabalhar com boa energia, reconhecendo e fazendo seu uso da melhor maneira possível. Ser independente e motivado (afinal de contas, é sua escolha a vinda para o sítio).

Não há problemas em demorar seu tempo para aprender, desde que tenha sido com qualidade. Tem dúvidas? Pergunte! Especialmente antes de fazer algo permanente. Lembra se que o papel de Anovafloresta é ensinar.

Nós vivemos nos princípios de igualdade de gênero e sustentabilidade: “reduza, reuse, recicle e design nessas perspectivas”. Seja cuidadoso, desta maneira aumentamos a durabilidade do nosso trabalho.

A rotina para voluntários estudantes

O dia começa cedo, pois a temperatura é mais amena e facilita os trabalhos físicos. Às 7h temos uma reunião rápida para determinar as atividades do dia e dividir os times (quem fica na cozinha e quem faz o trabalho manual – dependendo do número de voluntários). Trabalhamos por cerca de duas horas, então pelas 9h tiramos uma pausa de 45min para tomar café da manhã reforçado e recarregar as energias (você pode comer algo antes da atividade física, caso acorde com o tempo necessário). Trabalha-se mais uma hora e meia ou duas horas  (na sombra) incluindo limpar e guardar ferramentas. O resto do dia é livre para fazer suas atividades: ir para as praias, passear na cidade, trabalhar no seu projeto, trabalhar em um projeto criativo, entre outros.

Se o estudante/voluntário quiser trabalhar em um projeto criativo durante a tarde daremos nosso melhor para apoiar e dar as ferramentas necessárias para sua realização (estamos aceitando sugestões!)

Essa grade de horários serve de exemplo, já que as atividades e o tempo de realização tendem a variar.

Horários

6:00am  – 6:30am : Sua rotina matinal – Cafe da manhã leve
6:30am  – 7:00am : Reunião para determinar as atividades
7:00am  – 9:00am : Treinamento pratico (trabalho físico)
9:00 am – 10:00am : Café da manhã completo e tempo livre
10:00am – 11:15am : Treinamento pratico
11:15am – 12:00am : Pausa para relaxar, tomar banho, etc
12:00pm – próximo dia : Almoço e tempo livre

As refeições

refeicoesNormalmente se o voluntário não sabe cozinhar e vem para o sítio, acaba aprendendo.

“Comer é um ato agrícola” (Wendell Berry). E importante de fazer uma conexão entre a produção alimentar e a comida. Aprender como cozinhar uma comida vegetariana faz parte do treinamento dos voluntários.

O treinamento

Em média fazemos 4h de trabalho prático incluindo aulas praticas, 4 dias por semana, e 1 dia (4h) para teoria. No dia de teoria, na tarde, podemos visualizar filmes sobre Permacultura, ecologia e conceitos em relação com sustentabilidade.

A teoria é relacionada com o trabalho que estamos fazendo ou introduzir conceitos diferentes: incorporando permacultura, desenvolvimento sustentável, domínios econômicos e científicos, ecologia, design ecossistêmico e simulação, estudo dos solos, etc.

O trabalho prático vai desde como fazer um nó especial, como cortar propriamente um galho de árvore, qual a melhor posição/maneira de realização de um trabalho, como usar as ferramentas… várias pequenas coisas envolvidas na forma de utilização e técnica que estamos usando, além dos projetos em si (Permacultura, bioconstrução, …). Normalmente as técnicas são realizadas pela primeira vez com o instrutor e a pessoa (ou grupo) é deixada para prosseguir com o trabalho. O objetivo, afinal, é a ensinar a pessoa para fazer o trabalho de maneira autônoma.

Instalações

A Nova Floresta propõe instalações dentro da fazenda orgânica com dormitórios e um acampamento.

A infraestrutura geral da hospedagem inclui: acampamento com proteção do sol, eletricidade, água mineral, chuveiros, modernos banheiros secos e banheiros padrão conectados a um sistema sustentável para tratamento de água no casa do dormitório.

O que trazer

– Importante: Uma pequena lanterna que você possa recarregar (manualmente o com tomada 220v). Pode ser o flash do smartfone se é poderoso;
– Bons sapatos (cobrindo tornozelos ou botas, que sejam fáceis de tirar), para quando andar no mato;
– Capa de chuva;
– Calças compridas leves e fechadas para proteger de insetos;
– Uma camiseta de manga comprida para trabalhar no jardim (dependendo do clima e tipo de atividade);
– Barraca (se escolherem área de camping) – é melhor trazer a própria;
– Kit primeiros socorros (first aid kit);
– Não precisa de vacina especial;
– Protetor solar e chapéu/ boné;
– Pouca bagagem/ viajar leve (camisetas, shorts, bermuda, chilenos);

Opcional

– Instrumentos de música são bem-vindos;
– Talento artístico é bem-vindo;
– Traje de banho/praia;
– Itens essenciais de farmácia: repelente, algodão, própolis (encontrado em qualquer farmácia brasileira) e curativos/band-aid. Se usar produtos farmacêuticos de ANovaFloresta, esses devem ser reembolsados, pois podem ser caros;
– Um par de luvas de jardinagem – que possa resistir à umidade;
– Um caderno pequeno e caneta podem ser úteis se quiser anotar algo ou pendrive para levar o material (documentários e aulas);
– Equipamento de costura simples;
– Um guarda-chuva;
Conselhos e informação

– Faça seguro viagem incluindo um bom plano de saúde;
– Quando possível traga produtos biodegradáveis e não tóxicos, uma vez que utilizamos sistemas de reciclagem de águas.
– Se vier no inverno (de abril até meio de outubro) traga um casaco ou jaqueta leve e um cobertor ou saco de dormir. As temperaturas podem descer até 15° Celsius durante a noite.
– Viaje leve, não traga muita coisa. A vida nos trópicos é simples e não precisa de muitas roupas. Por experiência, todos os que trouxeram malas grandes se arrependeram. Mochilas são mais flexíveis do que malas.
– Tenha roupas com bolsos que você possa fechar. Evite bolsas que possam ser facilmente esquecidas ou roubadas.
– A voltagem é 220 em Trancoso.
– Você pode encontrar conexão Wifi e muitos cafés com internet em Trancoso, Porto Seguro (há acesso no aeroporto também, se pedir) e Arraial.

Custo de vida, alojamento e produtos em Trancoso

Trancoso é particularmente caro se você adotar um estilo de vida turístico (restaurantes, baladas, bares, comprar roupas, cervejas na praia, etc.). Se comprar os itens no mercado, é o custo brasileiro normal.
Existem várias lojas em Trancoso, incluindo pequenos supermercados.
Táxis são caros, Moto táxis são mais baratos.
Ônibus é barato e funciona bem;
Existem caixas automáticos (atm) em Trancoso. Não deixe vendedores saírem de vista com seu cartão de crédito para evitar clonagem.

Depois de comprar a passagem

Entre em contato com A Nova Floresta para acertar os detalhes da chegada:
– Sua data/hora de chegada (em Porto Seguro, Trancoso);
– Se vier de avião: A companhia aérea, número do voo e aeroportos de escala, se houverem.
– Se vier de ônibus: A empresa de ônibus e a localização da chegada. A rodoviária é pequena, com possibilidade de comer e sentar.

Imprima as informações de contato (endereço, telefone) e página de Como Chegar antes de vir..

Leave a comment