Propagação vegetativa do bambu

Tem 3 soluções para propagar bambu;

  • Com sementes; é quase impossível porque bambus raramente produzem sementes e quando produzem sementes elas não tem poder de germinação a maioria do tempo.
  • Separação do rizoma; é uma técnica que precisa muito trabalho par escavar e separar  o rizoma.
  • Propagação com estaca, a mais fácil, descritas aqui.

Propagação do bambu com estaca

Essa técnica funciona só em pais tropicais com temperatura quente e bastante umidade. O bambu utilizado na video é um bambu cespitosa (que cresce em buquê) o mais frequente nos trópicos.

E difícil achar bambu para construção no brasil e é difícil também achar empresas o material especializadas de tratamento contro insectos.  Apesar disso bambu pode ser utilizado assumindo que o tempo de utilização no seu ciclo de vida vai  ser curto, então para estrutura temporária.

O bambu é um capim, uma vez o buquê adulto as canas de bambu podem ser colhido cada ano e utilizado para sua biomassa (folhas para adubo, troncos para fogo, …) , cana para estruturas que vão durar de um ate 3 anos dependente da quantidade de celulosa na especia de bambu que você vai plantar. A cana deve ser colhida quando ela tem por lo menos 3 anos de idade (fortificada). Para identificar a idade das canas os chineses pintam as novas canas cada ano com uma cor diferente.

A brota de bambu e muito amarga e precisa de ser colocada na água fervente. Os chineses caminham pê nu nos bambus para sentir os novos brotos que emergem do solo na primavera, o melhor tempo para a colheita.

Leave a comment